sexta-feira, 23 de maio de 2008

Tailanguês

Aqui estão algumas palavras que me vão ser muito úteis daqui a pouco mais que uma semaninha para:

Não ser mal educada:

Oi/bom dia : sawasdee krup(homem) kaa(mulher)
Tchau: la gon
Muito obrigado: kop koon (krup/kaa)

Para comer:

Garfo: som
Colher: chorn
Faca: meed
Prato: jaan
Copo: gaew nam
Palitos (chinos): dta-giab
Pote: chaam
Xícara:tuay gaa-fae
Panela: por
Geladeira: dtoo yen

Para não me perder ou para me situar:

Esquerda: sai
Direita: kwar
Longe: glai
Paragem de autocarro: tar rot may
Serviços: hong nam
Aeroporto: sa-nam bin
Estação de comboios: sa-tar-nee rot-pai
Planta: chun

Para as compras:

Quanto custa?: nee tao-rai (krup/kaa)
Muito caro: paeng maag
Tem algo mais barato?: mii tuuk gwaa nee mai?
Preto: dam
Azul: nam ngern
Castanho: nam dtan
Verde: kiaw
Cinza: tow
Laranja: som
Rosa: chom poo
Roxo: muang
Vermelho: daeng
Branco: kow
Amarelo: lueang

E as frases que eu mais vou usar são:

Pode tirar uma foto?: tai ruup dai mai?
Onde está o WC?: hong nam yoo tee nai?
Quanto custa?: nee tao-rai (krup/kaa)
O que é isso?: nee arai? especialmente para comidas estranhas
Muito caro: paeng maag - Tem algo mais barato?: mii tuuk gwaa nee mai?
Desculpa: kor thoad
Alguém fala inglês?: mee krai pood pasa ang-grit dai bang mai?
Não falo tailandês: phoot Thai mai dai
Por favor fale mais devagar: prohd phoot cha-cha
Não entendo: mai kao chai
Entende?: kao chai mai?


Portanto quando eu disser «som» posso estar a referir-me tanto a um garfo como á cor laranja. E posso lavar a cabeça com rosa :)
E vai ser uma risota pegada :)

2 comentários:

bacitracina disse...

fizeste precisamente os trocadilhos que eu ía fazer quando estava a ler a lista... lol
vai ser bonito vai, vais passar fiminha é o que é... nao podes passar o tempo a comer sons!!! ehehe

Tb disse...

então boa sorte hein?! ;)