quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Cru



Razões profissionais levaram-me ontem ao fórum Lisboa onde, pensava eu, ía só picar o ponto, dizer que lá estive, cumprindo a "sugestão" que o chefe me fez de tarde, na impossibilidade de ele próprio estar presente. Lá fui eu. E foi um privilégio. Porque me associei a uma causa nobre. Porque assisti, num mítico cinema lisboeta, a uma muito especial sessão do filme de Fernando Meirelles baseado no "Ensaio sobre a cegueira", do Saramago. Não sou fã do Saramago - nem da obra e menos ainda do homem. Mas tenho que reconhecer que há genialidade na metáfora retratada naquela obra. Os conceitos de dignidade e falta dela ganham verdadeiro sentido, sendo o filme de certa forma perturbador, porque violento, desarmante, desprovido de pudor algum, e ainda assim comovente. Fabuloso.

Sem comentários: