terça-feira, 10 de junho de 2008

Blog quase em directo...

Estava eu, há cerca de meia hora, a ver o telejornal, e num dos breves momentos em que não mostraram o autocarro da nossa selecção a percorrer as ruas da Suiça em direcção a Genebra, nem falaram do que é que os meninos comeram hoje e comerão amanhã para poderem jogar melhor, transmitiram uma notícia sobre a greve dos camionistas!
Greve que, segundo consta, tem como principal móbil a escabrosa subida dos preços dos combústíveis.
Aparece então um senhor, camionista de profissão, a dizer que não pode circular para Espanha porque lá também há greve, e tem medo de represálias, designadamente, arremeço de pedras e outros actos que possam provocar perigo para a circulação e danos na viatura. Terminou esse senhor frizando que a greve dos camionistas a que assistimos, tanto em Portugal como na Espanha, é uma greve dos patrões. Depreendo que estivesse revoltado por não poder trabalhar!

Ou sou eu que não percebo nada de economia, ou alguém aqui não está a ver bem este filme!
Alguém tem de explicar àquele senhor que se o patrão não tiver dinheiro para pagar o combustível, o mais provável é que despeça trabalhadores, ou chegue mesmo a uma situação de insolvência, o que ao fim e ao cabo, leva precisamente ao mesmo resultado final, que é o do senhor camionista ficar sem emprego. Resultado nada desejável, porque os nossos níveis de desemprego já são, também eles, escabrosos, e nós não precisamos de mais pessoas a receber subsídios de desemprego, se não, lá vem outra vez o socras aumentar a idade da reforma para garantir a sustentabilidade da segurança social!

E para aqueles que ontem à noite me disseram que a crise actual se resolvia linchando na praça pública os actuais governantes (é verdade... ainda há pessoas assim!), como forma de demonstrar o descontentamento popular com as políticas seguidas, e recuperar essa linda tradição de assassinar os governantes, muito em voga em tempos idos, lembro que a escalada do preço dos combustíveis não é um fenómeno puramente portugês, e que não é culpa do nosso 1º.
Veja-se o caso da Espanha, França Inglaterra, e até na Índia já existem umas revoltazinhas.
Eu sei que o meu amigo anda a pé... mas quando quiser ir ao supermercado e não puder comprar pãozinho, se calhar vai compreender que as coisas não se resolviam melhor, se instalássemos uns pelourinhos, por exemplo, nos estádios de futebol (onde cabe muita gente e todos conseguem ver bem) com transmissões em directo pela televisão pública em horário nobre!
Abra os horizontes, meu caro amigo... e encare o fenómeno como crise mundial que é, e que, no que ao nosso Portugal diz respeito, tem de ser resolvida, não só a nível nacional como a nível comunitário.
Se não,vamos ter muita gente para linchar!!! O problema é que, segundo ouvi dizer, os carrascos também estão em greve, porque o que ganham não dá para pagar o gasóleo!!!

2 comentários:

MonteMaior disse...

Querida bacitracina

É verdade que os aumentos dos combustíveis não são culpa do governo E também não é culpa do governo o aumento do preço dos alimentos nem a subida das taxas de juro.

Mas é ou não é verdade que Portugal tem os combustíveis mais caros da Europa devido à brutal carga fiscal que é cobrada? É ou não é verdade que os bancos portugueses estão entre os que têm as taxas de lucro mais escandalosamente altas da Europa?

Não sei, nem me interessa saber quem te disse que os nossos governantes deviam ser linchados em praça pública. O que eu espero é que eles sejam linchados nas próximas eleições. Porque é assim a democracia.

O que eu acho é que não podemos pôr a culpa dos nossos problemas internos na conjuntura internacional.

O estado absolutamente deplorável do nosso sistema de saúde é culpa da conjuntura internacional? Não, não é.

O estado catastrófico da nossa educação, da justiça, dos salários, do emprego é culpa da conjuntura internacional? Não, não é. E poderia aqui continuar com mais e mais exemplos.

O governo não governa a pensar nos portugueses mas sim na União Europeia. Foi por ela que assim que chegaram ao governo aumentaram o IVA. Para controlarem o défice, segundo diziam. Agora a um ano das eleições, descem um por cento. Estão a gozar com a nossa cara. Só podem.

Isto quando tinham prometido que não iriam aumentar os impostos, é preciso não esquecer. Prometeram 150 000 empregos. Onde é que eles estão? Só se estiverem em Espanha, na Irlanda, no Reino Unido e por aí adiante, porque em Portugal não estão. Como aliás se vê pela taxa de desemprego que há muitos anos não estava tão alta.

Não me importava de pagar mais impostos se soubesse que os meus impostos eram bem empregues. Na saúde, na educação, na justiça, na protecção à família, no apoio aos mais desfavorecidos, aos idosos, aos desempregados, aos jovens.

Eu não digo que a culpa do que se passa actualmente no país é culpa só deste governo, porque não é. É de uma sucessão de governos que alternam entre dois partidos políticos e que infelizmente muito poucas diferenças têm.

E agora até podia aqui parafrasear aquilo que o Santana Lopes disse quando se referia à fome que existe em Portugal e à reacção do 1.º ministro. Pois, mas ele até tinha razão. Porque existe fome em Portugal. Nós é que ainda não a vemos, porque ela ainda está encoberta. Mas há muita gente a passar por sérias dificuldades.

Conheço as tuas convicções políticas e respeito-as, mas não posso concordar com aquilo que escreveste aqui.

Beijos grandes.

bacitracina disse...

Pois é amiga... eu já sabia que vinha aí bomba...
Não sei se os combustíveis são tão caros apenas devido aos impostos, a verdade é que quando ouço as notícias o aumento do combustível aparece sempre relacionado com o aumento do valor do barril de petróleo, e parece-me que é isso que faz aumentar os preços em todo o mundo!
Não sei se as taxas de juro são as mais altas da europa, e também não sei se a fixação das taxas de juro depende do governo português, seja ele qual for! Acho que tem mais a ver com o BCE... a euribor... digo eu!
Eu também não sei se nesta fase do campeonato o nosso país se pode alhear da conjuntura internacional... até pode haver quem não concorde com a integração de Portugal na União Europeia... e defenda o isolamento de Portugal na Europa... isso sim ía ser um atraso de vida na minha opinião! O que é facto é que pertencemos à União, e se queremos colher os benefícios, temos de cumprir as obrigações impostas! Aliás... ainda bem que a Europa nos obriga a controlar o défice, porque se o défice não estiver controlado as finanças publicas entram em colapso e depois é que não há nada para ninguém...
è facil criticar quando não se está no poder há 30 anos... não há nenhuma medida implementada pelo teu partido que tenha corrido menos bem, simplesmente porque o teu partido não governa! Porque democraticamente, a maioria da população portuguesa, há 30 anos, não quer ser governada por eles!
Eu sei que nem tudo neste país corre bem, aliás... eu sei que o sistema e saúde e da justiça têm imensos problemas, que a ajuda aos pobres e desfavorecidos não é a melhor... e revolta-me o a forma como o rendimento social de insersão é atribuído a quem dele não precisa, ou a quem não quer trabalhar!
O nosso país tem muitos problemas, ahh pois tem! Mas não podemos passar o resto da vida a olhar para trás... os problemas resolvem-se agora, no mundo que temos, com a conjuntura que temos!

A crítica pela critíca não passa de uma cassete a rolar insistentemente!

Eu tb conheço as tuas convicçoes, também as respeito, mas também não concordo com elas.

Beijos grandes!