quinta-feira, 10 de maio de 2007

Dá-me lume...

Mais uma fantástica proposta para igualmente fantástico paísinho à beira mar plantado, é a lei anti-tabaco. Do 8 vamos agora para o 80, e arriscamo-nos a que, para brevemente, sempre em nome da saúde pública e da liberdade individual, se passe o seguinte:
- Locais onde estejam instalados orgãos de soberania, serviços e organismos de admnistração pública e etc, é proibido fumar. Ou seja um fumador não pode ser juiz, deputado ou primeiro ministro, a menos que isso se torne conciliável com várias escapadelas à rua durante o horário de trabalho.
- Numa escola os professores não podem fumar, mesmo ao ar livre (lá está porque aí, pode incomodar algum pardal que esteja nas imediações e também porque os milhares de metros cúbicos de ar podem não ser suficientes para arejar o local aos não-fumadores). A educação pode ir de mal a pior mas não vamos ter miúdos e graúdos de cigarro na mão, isso é que não!
- Num qualquer transporte público, mesmo turísticos e de aluguer, é proibido fumar, mesmo que todo o grupo seja fumador (de novo, para não atentar contra a saúde pública dos que não fumam mesmo não estando presentes)
- E para finalizar, parece que os propietários de estabelecimentos públicos não podem optar por ter um estabelecimento exclusivo para fumadores.
Mais ainda: as coimas para todos estes "delinquentes" vão de 50 a 1000€, mas já para o consumidor de estupefacientes, "doente carecido de tratamento" é de apenas 25 a 403€. Ou seja, os fumadores agora parece que são os tais "sujeitos passivos de acções criminais". Fumar um charro afinal sai mais barato!
Portanto senhores, acabaram-se as divas, galãs e galões de cigarro na boca. Este país tem bem noção das suas prioridades..

1 comentário:

bacitracina disse...

na qualidade de ex-fumadora :) (iupiii!!!!) acho que todas as iniciativas que sirvam para dissuadir as pessoas de fumar são boas!

E estou perfeitamente de acordo que no local de trabalho não se fume, principalmente se houver não fumadores na mesma sala... porque as pessoas não têm nada que levar com o cheirinho a tabaco!
Porque o tabaco faz mal e mata!!! Se uma pessoa opta por não fumar não deve ser obrigada a sujeitar-se, no local de trabalho, a levar com o fumo dos outros, que só lhe faz mal!

O mesmo já não se aplica aos cafés e restaurantes... se eu vou a um café é porque quero, se eu sei que num café se fuma e continuo a ir lá é porque assumo o risco, aceito esse fumo!

no local de trabalho não é assim! somos mesmo obrigados a estar lá!!! :)

mas também acho que não se pode ser fundamentalista... tem de se respeitar quem fuma em consciência, criar espaços para fumadores...
mas os fumadores também têm de respeitar quem não fuma!

às vezes parece que quem não fuma é que não é deste mundo... e não é assim!

eu quando fumava não me apercebia o quanto o tabaco incomoda, mas agora é diferente...

Aliás, dizem que pior do que um não fumador, é um ex fumador... e eu começo a acreditar nisso...