quinta-feira, 17 de maio de 2007

dia de espiga!

Como era bom que hoje, todos os trabalhadores deste país, pudessem ter a tarde livre para cumprir essa linda tradição (que já não é o que era) de apanhar a espiga por esses campos fora!
Não sei se só há campos cá para os meus lados... mas o certo é que os funcionários do meu Municipio hoje têm a tarde livre para se dedicar à bucólica actividade de apanhar a espiga! E não me consta que este seja um costume comum a todas as camaras municipais!

Escusado será dizer que, como é obvio, NINGUÉM apanha a espiga nos dias de hoje, e que provavelmente estão todos na praia a apnhar um bronze, que hoje até está um belo dia de calor... e nós a trabalhar!!!
A maior parte deles nem sequer deve saber que ervinhas é que têm de se apanhar... 1 papoila, 1 espiga, um ramo de oliveira... e mais não sei!

Disse-me a minha mãe que se apanha a espiga no dia de hoje para trazer prosperidade e dinheiro para o ano todo!
E eu pergunto... são só os funcionários do meu municipio que têm direito a prosperidade e dinheiro para o ano todo?
E o resto dos trabalhadores deste país? Parece mesmo que têm de trabalhar se querem ter dinheirinho...
Haja coerencia... se quisessem mesmo apanhar a espiga, tinham muito tempo de o fazer às 5h30, quando saem do trabalho! É que agora anoitece às 8h da noite!
Ou será que precisam de mais tempo ainda?

Só espero que haja uma alminha caridosa que se lembre de apanhar um raminho também por mim... é que eu porto-me bem, e como a sopa toda - até demais :). Também me dava jeito um bocadinho de prosperidade e uns eurinhos a mais!!!

3 comentários:

Tartaruguinha disse...

Pois é minha amiga: Nós comuns mortais temos que comprar a espiguinha se queremos essas coisinhas todas. Assim se sem dinheiro não há espiga e sem espiga não há dinheiro não é espiga é pescadinha de rabo na boca! :D

Anónimo disse...

Hummm...acho que vi umas espiguitas lá num jardim do bairro...
Creio que vais ter mesmo que dobrar a mola ! :-)

Tb disse...

No concelho de mafra dia da espiga é feriado! mas que eu saiba, ninguém vai apanhar espigas... a minha mãe costuma comprar um raminho na Baixa. Em casa é guardado num frasco e deita-se fora o do ano anterior. Eu ainda não aderi a esta tradição, em grande parte pq nem melembro qual é o dia da espiga (eu cá não tenho feriado para me lembrar) e tb pq não vejo ninguém a vender os ditos ramitos.