segunda-feira, 30 de julho de 2007

O Serviço Nacional de Saúde ou a falta deste!

Nada como começar o fim-de-semana com uma noitada num Hospital Público! É claro que não tinha que ser uma «after hours» mas os senhores doutores sabem como prolongar uma festa! Ora aqui a menina deve ter dado entrada no serviço de urgências do Hospital São Francisco Xavier por volta da meia noite. O Diagnóstico já estava feito «eu tenho uma infecção urinária e estou a morrer de dores!»
- Senhor Doutor não pode fazer já a análise é que estou mesmo aflita e assim já podia despachar isso e tomar qualquer coisa para as dores.
- Vá, calma, primeiro a ficha tem que chegar aqui (ala das mulheres) e ainda não veio da secretaria.
- Ok. Mas não pode mesmo dar-me só o frasquinho??? A ficha não deve tardar em chegar afinal de contas já cá estou há meia hora!
Finalmente a ficha chega e tenho direito ao meu frasquinho! yupiiiiiiiiii Porra que as dores estão cada vez pior!
Passado duas horas e após ter descoberto através das senhoras enfermeiras que cada análise demora no MINIMO 2 horas (duas) em profundo desespero volto a confrontar o senhor Doutor.
- Senhor Doutor, eu estou mesmo cheia de dores porque é que não posso tomar nada? Já fiz a análise...
- Ah.. mas tem dores???? Você disse que estava bem.
- Quê? Eu???? Que estou aqui quase a desmaiar de dores???
- Senhor enfermeiro. Análise ao sangue e paracentamol para esta senhora.
-Uffa...paracentamol...yupppiiii...parecia que me estavam a hipnotisar agitando uma boa dose de morfina de um lado para o outro na frente dos meus olhos, que com o passar das horas já só queriam fechar. Mas análise ao sangue para quê? Aiii...
Passados uns bons quinze minutos lá vem o boçal enfermeiro pronto a espetar agulhas em tudo quanto era bracinho.
- Essa agulha que espetou ai é para quê? (Pouco a cima da palma da mão)
- Bem era para apanhar a veia mas não consegui.
(Ele tentou duas vezes!!! Empurrou-a bem e então lá percebeu que o método tradicional de espetar na veia em que toda a gente espeta era a melhor solução!)
- Senhor enfermeiro, senhor enfermeiro! O Paracentamol está a escorregar do braço!
Começa novo ritual, tira penso, ajeita a agulha, aperta o liquido, novo penso.
- Quanto tempo demora a análise do sangue a chegar? É que a da urina já deve estar pronta...
- Pelo menos duas horas!
Porra!!!! São 3 da manhã! Mais duas horas! Porque raio só mandaram fazer análise ao sangue agora?
Uma enfermeira bem fixe responde: - Há equipas de médicos com que eu não falo sequer!
Aiii...com as dores a acalmar e visto que o meu médico se tinha ausentado, decido reclamar as minhas análises!

Com isto eram quase 4 da manhã!

- Senhor Doutor estou á espera das minhas análises há pelo menos 3 horas. Pode verificar se já chegaram?

- Bem, tenho aqui umas de uma senhora xxxxxxxxx

- Pois bem, sou eu! Tenho ou não infecção urinária.
- Ahhhh você (diz o senhor doutor com ar absolutamente gay e pedante) tem muito leucócitos na urina.
- Sim? E isso quer dizer o quê?
- Não estudou biologia a menina?? (ler com o tom mais arrogante, pedante e boçal jamais visto)
- Estudei senhor Doutor, mas entretanto enveredei pela área do Direito!
(MEDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....PÂNICO)
- Se calhar é melhor sentar-se então...
- Concordo Senhor Doutor, até porque eu detesto Hospitais e ....

Resta dizer que a partir daí o senhor se portou bem melhor , explicou e fez tudo o que lhe era minimamente exigido com uma arrogância contida.


Pronto, resta dizer que a ala das senhoras estava repleta de esquizófrenicas, algumas das quais haviam chegado algemadas. Acamadas. Velhinhas despejadas ali, umas acompanhadas, outras nem por isso. Com quem os «meninos» médicos «brincavam» alegremente como se estivessem no jardim de infância!
Uns putos a quem chamam de médicos porque terminaram o curso e que devem neste momento ser internos. Que se julgam seres superiores numa profissão em que a humildade, o respeito pelo ser humano e a vocação deveriam ser mais valorizados do que cérebros dotados de megabites de memória, disco rigido, placa gráfica e todas essas merdas que os computadores têm, mas cujo pano de fundo é ainda mais insipido do que qualquer imagem gráfica!

Sim, porque uma imagem ainda pode transmitir sentimentos, emoções, vida, prazer...e estes «Gajos» desculpem a expressão não são médicos, são senhores doutores (uau), são apenas uma imagem de como não deve ser um médico! Um cérebro ambulante à boleia do pedantismo e da arrongância a ocupar espaço num mundo onde a «insustentável leveza do ser» devia ser a consciência máxima. Porque todos nós em determindas alturas da vida temos que descer do nosso pedestal, porque em alguns momentos todos somos incapazes, todos somos falíveis.

E depois de me deter vários paragráfos a descrever aqueles ignóbeis, posso dizer-vos que passei o sábado em casa a recuperar-me e que ontem já fui surfar e libertar todas as energias negativas!

Alive and Kicking!

P.S: A lista de farmácias abertas afixada no Hospital também estava incorrecta.

9 comentários:

Squa disse...

Assino por baixo...também detesto aqueles médicos que têm a mania que nós temos que saber reconhecer todos os sinais do nosso organismo para não ter que perturbar as vidas deles - esquecem-se que afinal de contas, escolheram uma profissão em que vão ter necessariamente que lidar com pessoas e com os problemas das pessoas... Mas diz-me, ele receitou-te ou não o noroxin? Para próxima ligas para mim, eu faço-te o diagnóstico e ainda prometo que até te dou uns mimos!

Tartaruguinha disse...

nop receitou-me amoxicilina + ácido clavulânico. Eu teria preferido uroflox lol. O mais incrivel é todo o processo demorar 4 a 5 horas!Ainda falam do Hospital de Cascais! A média é meia hora lá...

Esqueci-me de dizer que até tentei o médico de familia na sexta de manha...mas doutor de férias...paciente não pode adoecer! Eu tenho seguro de saúde...mas tenho direito ao SNS!

bacitracina disse...

realmente... sso é que foi uma noite! é por causa dessas e doutras é que eu não gosto do dr. house... os nossos doutorzecos de meia tijela vêm aquilo e querem todos ser assim!
mas felizmente ainda há bons médicos! se pagasses, aposto que te tratavam melhor

Tartaruguinha disse...

Bem..eu paguei 12 euros...pelo seguro seriam 15 euros. O Dr. House ao pé daqueles meninos é um Senhor! O humor é caústico mas inteligente o daqueles meninos é simplemesmente tenebroso! 2 situações:

1 - Enfermeira: Sr. Doutot vou dar comida a esta senhora.
Dr: Qual? Essa que se atirou de cabeça para baixo???
Paciente: Eu cai porque estava fraca!

2 - Dr: Que está aqui a fazer? Não lhe dei alta já?
Enfermeira: Pois. Mas a senhora (velhota para setenta anos) mora sozinha e não tem chave. Vai ficar na rua.è melhor ir embora de manha e dormir aqui numa cama.
Dr: Olha, tem que chamar os bombeiros. Eles abrem a porta! (hmmm será que também ofereciam um telemóvel à Senhora?)

Tb disse...

é o horror! acho q este país devia esquecer o sns até pq não funciona mesmo. cada pessoa devia descontar para o seguro de saúde da sua eleição e não obrigatoriamente esse! já me aconteceu o mm. e depois dizem q não querem que as pessoas se auto mediquem. está bem está! e é verdade, o noroxin faz maravilhas e vendem-te na farmácia sem receita.

Tartaruguinha disse...

Foi exactamente o que eu pensei...depois fazem campanhas de sensibilização sobre os perigos da auto-medicação. O tanas se voltar a acontecer NOROXIN! :)

Anónimo disse...

Provavelmente já ninguém de vós irá ver o meu comentário, mas mesmo assim não resisto. Tenho que concordar que, de facto, para uma infecção urinária esteve muito tempo à espera, apesar de não perceber porque é que se já sabia que tinha uma infecção urinária (saberá melhor que eu o que andou a fazer)se deixou estar em casa até rebentar de dores e só foi ao Hospital à meia noite!??...estranho...mas tudo bem! Quanto aos antibióticos deviam informar-se sobre os perigos da sua toma permanente, arriscam-se, assim só a título de exemplo, a ficarem com uma candidíase por matarem as bacteriazinhas que equilibram a vossa flora natural e então é a vez de os fungos vos chatearem ainda mais! Mas pelos vistos o que vocês gostam é de ir logo à farmácia, começar pelo fim, que ideia brilhante (nem sei como nunca tinha pensado nisso)!E já agora o meu desejo é que nunca tenham nenhuma doença grave em que venham realmente a precisar de médicos. Só aí poderão dar-lhes realmente valor! Não pensem que será o farmacêutico que vos salvará ou as meninas que mandam comentários e que julgam que por saberem o nome de um medicamento (que lhes fez efeito) o podem aconselhar a todas as outras! Não sei se não vos faltará a humildade que tanto reclamam nos médicos!

Tartaruguinha disse...

Cara Mary
Ainda bem que lemos os comentários dos nossos leitores para que não fiquem sem resposta:
- Não fui mais cedo para o Hospital porque conforme fui informada por médicos que algumas infecções urinárias podem ser combatidas e mesmo debeladas bebendo muita água, e foi o que tentei fazer.
Quanto aos conselhos que damos aqui são obviamente em tom jocoso poque como pessoas inteligentes e formadas que somos sabemos que não nos devemos auto-medicar.
Por outro lado, graças a Deus que nenhuma de nós sofre de qualquer doença grave das quais ninguèm está livre nem mesmo os próprios médicos, ainda assim não julgo que a hulmidade seja coisa que se peça ou se têm ou não se têm, muitas vezes por via das circunstancias é coisa que se adquire embora haja quem nunca aprenda. Quanto a mim tenho um seguro de saude para me garantir o acesso à Saúde, realmente foi «patetice» minha preterir o sistema privado em prole do tão aclamado SNS consagrado na Constituição da República Portuguesa de 1976 como universal e tendencialmente gratuito! è
É que realmente há pessoas que não tem alternativa a longas filas de espera para serem atendidas, quando o são!

Tartaruguinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.